Cuide de seu Idoso

Aqui você aprende a cuidar de seu idoso!

Dicas de Cuidado

Como cuidar de seus pais idosos

Compartilhe com seu amigo!

Mesmo que você não tenha planejado em cuidar de seus pais idosos, é provável que em algum momento você possa se encontrar nesse papel.

Quando se trata de cuidados, as responsabilidades muitas vezes variam e podem incluir qualquer coisa, desde ajuda com atividades cotidianas, como vestir e comer, até lembrar um ente querido para tomar seus remédios. Uma coisa, no entanto, é verdade para todos os cuidadores: cuidar dos idosos pode exigir muita paciência.

Pensando nisso, a Live Sênior, baseada em estudos da National Alliance for Caregiving, uma organização sem fins lucrativos de organizações que se concentra em avançando cuidados de família, traz para você algumas dicas de cuidados de idosos:

Dicas de comunicação ao cuidar dos idosos

Em geral, é uma boa ideia manter a comunicação simples, direta e positiva ao falar com seu idoso, especialmente se ele ou ela é mais velho ou tem problemas de saúde que podem afetar a memória e as habilidades cognitivas.

Dicas para se comunicar com um idoso, especialmente um que sofre de demência:

Estabeleça contato visual e use o nome da pessoa quando você fala com eles.
Toque seu amado ou segure sua mão para incentivar a conversa.
Faça perguntas simples de sim-ou-não, como “Você está se sentindo cansado?” Em vez de perguntas abertas, como “Como você está se sentindo?”
Limite as escolhas para reduzir a confusão. Por exemplo, não diga: “O que você gostaria de usar hoje?” Em vez disso, tente dizer: “Você gostaria da sua blusa vermelha ou da cinza?”

Dicas de cuidados com idosos para se banhar e se vestir

Uma grande parcela de cuidar dos idosos geralmente inclui ajuda com atividades de vida diária, como se banhar ou se vestir. Os cuidadores não devem subestimar o quanto ajudar alguém, banho e vestir pode afetar seu bem-estar emocional e mental. Quer se trate de cabelos perfeitamente penteados, roupas limpas ou mesmo um toque de batom ou colônia, esses detalhes aparentemente pequenos podem percorrer um longo caminho para ajudar alguém a se sentir mais como ele.

Dicas de cuidados de idosos para limpeza e curativo:

  • As roupas confortáveis ​​e soltas com cintura elástica tornam mais fácil para o seu amado vestir-se e remover roupas a tempo para evitar acidentes de toilete.
  • Coloque roupas na ordem em que são colocadas (roupas íntimas, calças, camisa, camisola, por exemplo) e incentive seu ente querido a vestir-se o maior tempo possível.
  • Se escovar os dentes após as refeições é difícil, enxaguar com água ou lavagem bucal é uma boa alternativa de cuidados bucais.
  • Use uma cadeira de chuveiro resistente e chuveiro de mão para reduzir a chance de quedas.
    Um banho de esponja diário e um banho completo ou um banho duas vezes por semana são adequados para a maioria dos indivíduos.
  • Lavar os cabelos na pia com uma mangueira pode ser mais fácil para você do que fazê-lo na banheira ou no chuveiro.

Como os cuidadores podem verificar riscos de segurança para evitar quedas

As quedas são um dos acidentes mais comuns e mais perigosos do que pode acontecer quando você está cuidando os idosos, por isso é importante estar em guarda para riscos de segurança na casa do seu amado. Um inventário completo dos perigos potenciais poderia ajudar a prevenir acidentes.

Dicas de segurança doméstica para adultos mais velhos:

  • Remova os tapetes pequenos. Use fita adesiva de dois lados para anexar firmemente os tapetes de área grande.
    Certifique-se de que todos os cabos elétricos estão presos nas rodapés e fora do caminho.
  • Retire o mobiliário extra que interfira com o fácil movimento entre os quartos.
  • Instale varas e barras de apoio ao longo das escadas, ao lado do banheiro e no banho ou no chuveiro.
    Não deixe a bagunça se aglomerar no chão.
  • Certifique-se de que todos os quartos tenham iluminação adequada e instale luzes noturnas nos quartos, banheiros e corredores.

Como os cuidadores podem encorajar seus idosos a se exercitarem

A atividade física e o exercício ajudam a manter o coração, os músculos e as articulações em melhor forma, e promove a boa noite de sono, então procure maneiras de ajudar seu ente querido a permanecer ativo tanto quanto a sua condição permitir. Lembre-se de sempre perguntar ao médico do seu destinatário do cuidado antes de iniciar qualquer nova atividade ou exercício.

Sugestões para incentivar um estilo de vida ativo se você estiver cuidando de um indivíduo idoso:

  • Se possível, faça uma caminhada diária (caminhar também é bom para você como cuidador).
    Deixe seu ente querido ajudar com as tarefas domésticas, como varrer, varrer, cultivar jardinagem ou raspar folhas se ele for capaz.
  • Se o seu ente querido não é móvel, jogar um balão ou bola de borracha suave de um lado para o outro é uma boa opção. Bandas de exercícios de borracha também podem ser apropriadas.
  • Se a caminhada é difícil, seu ente querido pode desfrutar de uma bicicleta estacionária, que também pode ter menor impacto nos joelhos e nas articulações.
  • Certifique-se de que seu ente querido permaneça hidratado adequadamente, especialmente se estiver ao ar livre em clima quente. Ofereça água, suco ou uma bebida esportiva após o exercício.

Fonte: National Alliance for Caregiving, ” Relatório 2015: Caregiving in the U.S”.

Para mais informações sobre cuidados de idosos e opções de planos de cuidado:
Cuidar de seus pais ou parente idoso pode ser uma tarefa assustadora. Felizmente, você aprendeu algumas dicas úteis ao assumir esse papel. Se você está cuidando de alguém, mas precisa de ajuda profissional, viste o site da Live Sênior: www.livesenior.com.br.

Se você quiser agendar uma visita para conhecer nossos planos agende aqui: http://www.livesenior.com.br/agendamento.html, ou se quiser telefonar para falar com nossos consultores:

  • Salvador (BA): Av. Tancredo Neves, 1283, Edif. Empresarial Ômega, 9ª andar, sl. 902, CEP 41.820-021.
    Tel.: (71) 3340-1886 / 99129-4261.
  • Feira de Santana (BA): Rua Barão do Rio Branco, 1348, Edif. Luciana Center, sl. 104, CEP 44001-232.
    Tel.: (75) 4141-0724 / 99225-5478.
  • Goiânia (GO): Av. 136, 761 – quadra F44, Lote 2E – St. Sul – Edifício Nasa Business Style, 11 andar, CEP. 74.093-250.
    Tel.: (62) 3998-3074 / (61) 98259-6731.
  • Brasília (DF): SRTVS, Quadra 701, Ed. Assis Chateaubriand, Bloco 1, Sala 717, Asa Sul, CEP 70340-906.
    Tel.: (61) 3043-8170 / 98259-6731.

Compartilhe com seu amigo!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *